domingo, 28 de junho de 2009

ANOREXIA, BULIMIA E OBESIDADE



Aproveito esse espaço para compartilhar com vocês uma matéria que achei interessantíssima e de grande importância para todos nós, independentemente se fazemos ou não um controle adequado de peso ou se temos uma alimentação balanceada.
Começo por um mal que atinge muitos, a ANOREXIA.

Ao contrário do que muitos acreditam, a anorexia é uma negação consciente da alimentação, o que com o tempo realmente produz uma sensação de falta de apetite. Esse processo é um ciclo muito difícil de ser compreendido, pois à medida que o anoréxico emagrece, se sente mais gordo.E quanto mais deixa de comer e emagrece, acredita estar mais gordo ainda. E assim, sucessivamente.
Isso acontece porque a pessoa não aceita o peso normal compatível com idade e altura, caracterizando homens com baixos índices hormonais e mulheres que podem chegar a não menstruar.Além de todos esse fatores, há ainda sintomas ligados à depressão, irritabilidade, compulsão e hábitos classificados como "anormais" por colocar a vida da pessoa em risco. Em geral, a anorexia nervosa atinge as mulheres numa proporção de 8 para 10 em relação ao sexo masculino. Os primeiros sintomas podem ser percebidos entre os 13-14 anos e 16-17 anos, numa previsão de que 15% em média, dos casos são considerados letais.



BULIMIA

Essa síndrome é caracterizada por orgias alimentares, em que grandes quantidades de alimentos são ingeridos de forma compulsiva, resultando o sentimento de culpa pelo ato. Esse sentimento faz com que a pessoa recorra ao método de vômitos auto-induzidos, realizado numa frequência estável de no mínimo duas vezes por semana e geralmente às escondidas.
O vômito auto-induzido pode provocar a chamada erosão esofagiana, assim como diminuição da taxa de potássio no sangue, causando ritmo cardíaco anormal. Muitas vezes o físico também apresenta uma variação, apresentando uma calosidade no dorso da mão ( ação de levar o dedo à boca provocando vômito)conhecida por "sinal de Russell". Além do que, ha desgaste dentário, consequênte presença de cáries em razão do suco gástrico e aumento das glândulas paratirótidas.
Uma das grandes preocupações das pessoas que apresentam essa síndrome é o peso que, assim como a anorexia, envolve uma série de questões psicologicas. O que acontece é que a pessoa como normalmente e sente que comeu fora de seu controle, fazendo uso então de processos como o vômito, laxantes, exercícios praticados de qualquer forma, chegando até a fazer uso de álcool, drogas e produtos emagrecedores. Muitas vezes o peso e normal ou quase normal para a idade e altura, mas ainda assim, a bulimia pode levar à morte.
Bulímicos costumam manter seu peso próximo do normal para idade e altura, sendo que 70% deles apresentam peso normal. O surgimento da bulimia costuma acontecer mais tarde do que a anorexia, num período dos dezoito aos quarenta anos. É importante observar que o fenômeno característico da anorexia nervosa conhecido como amenorréia:
ausência de menstruação, nem sempre acontece nas pacientes com bulimia.

TRANSTORNO DE COMPULSÃO ALIMENTAR PERIÓDICA

Para entendermos a obesidade, temos primeiro que analisar o Transtorno de Compulsão Alimentar (TCAP), em que a pessoa come sem controle, ingerindo grande quantidade de alimentos. Uma definição mais explicativa é de que o TCAP é a ingestão de uma grande quantidade de alimentos num certo período de tempo, sendo que normalmente as pessoas não iriam ingerir essa quantia num mesmo espaço de tempo. É importante lembrar que esse consumo ocorre de forma compulsiva e sem controle sobre o ato.
Estudos descrevem que o TCAP atinge em média 2% da população geral e cerca de 30% de obesos que buscam serviços de ajuda. Apesar de que, muitos pacientes que sofrem desse mal necessitam de um investimento pesado para vencer um quadro que não é exatamente psicológico, mas que envolve médicos, psicólogos e nutricionistas. Mais do que emagrecer o foco é uma reeducação alimentar que separe o sentimento de ansiedade da alimentação. Evitando comportamentos ligados à impaciência, intolerância, frustração, rigidez e decepção.

O que caracteriza o Transtorno de Compulsão Alimentar;

- ingestão de grandes quantias de alimentos em um período limitado de tempo
- comer sozinho
- falta de controle
- rapidez para realizar a ingestão
- sensação incômoda de saciedade
- culpa pelo ato
- depressão
- certa regularidade de datas em que a alimentação ocorre de forma compulsiva.


OBESIDADE

Grande parte da população sofre as consequências da obesidade, mas não sabe exatamente o que fazer para aumentar a qualidade de vida e não ter que se submeter a diferentes métodos de emagrecimento.
Quando falamos de diferentes tipos de emagrecimento não nos posicionamos contra nenhum método em específico, mas temos de analisar que fórmulas revolucionárias que não respeitam o metabolismo de cada um, dificilmente podem ajudar os pacientes no caso da obesidade.
Todo esse quadro acontece porque a obesidade é caracterizada por um excesso de gordura no organismo. De forma geral, a classificação do obeso é de um acúmulo de gordura que resulte num aumento de peso de 20% a mais do que o seu peso máximo ideal. Para calcularmos a quantidade de gordura no corpo, podemos utilizar um índice que é o mais utilizado pelos especialistas, apesar de haver inúmeras maneiras para se chegar a um resultado que não seja totalmente específico.
Esse índice é chamado de Índice de Massa Corporal (IMC), obtido por cálculo que funciona assim: o peso do indivíduo (em Kg) pela altura ao quadrado (ou altura XC altura) em metros.
Aprenda a calcular seu peso!

IMC = peso (Kg)
____________
Altura (m2)

O resultado desse cálculo é um número com a medida de Kg/m2 que de uma forma simplista recebe a seguinte avaliação;

Inferior a 18 Kg/m2 = subnutrido
Entre 18 e 26 Kg/m2 = normal
Entre 26 e 30 Kg/m2 = pesado
Superior a 30 Kg/m2 = obeso
Superior a 40 kg/m2 = obeso mórbido

QUAIS OS MOTIVOS DA OBESIDADE?

É difícil apontarmos exatamente quais são as causas da obesidade, mas vamos tentar esclarecer o máximo possível sobre os possíveis motivos para essa patologia. No geral, a obesidade é causada pela ingestão de alimentos em quantidades maiores do que o corpo necessita, numa diferença entre as calorias que são consumidas sob a forma de alimentos e as calorias que são gastas para o organismo funcionar, realizar as atividades físicas, ficar em repouso e digerir os alimentos consumidos.
Esse excesso de calorias acaba sendo depositado no organismo do homem com o acúmulo de gordura no corpo todo, mas mais precisamente no peitoral, nos ombros, partes superiores dos braços e no abdômen, já na mulher, o acúmulo de gordura costuma ocorrer em torno dos antebraços, nos seios, nos culotes e nas nádegas.
Por mais e quanto aterrorizante que possa parecer, quanto mais gordura for depositada no organismo, mas obeso é o indivíduo.
Algumas causas da obesidade.
- comer em exagero
- queimar poucas calorias
- ter mais facilidade para produzir gordura
- não queimar gordura num tempo considerado normal.
Claro que esses fatores podem ser apontados como causas para a obesidade, mas sabemos que outras questões devem ser consideradas para a interpretação do que realmente acontece em nosso organismo. Muitas vezes essas causas podem ocorrer isoladamente, associadas a outras causas ou ainda com alguma alteração do organismo.

A OBESIDADE É UMA DOENÇA DE RISCO!

Na verdade, as pesquisas têm apontado um quadro muito grave, pois a cada ano que passa o número de pessoas acima do peso aumenta, e o pior, o número de obesos aumenta na proporção em que políticas públicas têm de ser adotadas.Talvez essa idéia não tenha ficado muito clara, mas o que acontece é o seguinte: tem gente morrendo porque está obeso! Enquanto o governo tem de se preocupar com milhões de pessoas que não têm o que comer, também tem que elaborar um plano de combate à obesidade, que assim como a fome, apresenta risco à saúde.
A obesidade aparece com maior frequência em pessoas de classes sociais mais favorecidas, predominantemente nas mulheres que sofrem as consequências de uma patologia que depende em muito da boa vontade do paciente. Esse alvo passa então por uma situação de risco que influencia muito na qualidade de vida, aumentando o grau de dificuldade para a realização de atividades cotidianas como caminhar, sentar e levantar ou mesmo dormir. O obeso está mais propenso a sofrer de doenças cardíacas como doença coronariana, hipertensão, altos níveis de colesterol, diabetes, e outros possíveis desdobramentos, além de aumentar o risco de morrer. Para se ter uma idéia, um obeso que esteja 40% acima do peso considerado ideal corre risco dobrado de morrer por causa de uma doença coronariana.
Há estudos de que a obesidade também possa apresentar uma variação orgânica que acaba resultando numa maior probabilidade de risco de câncer. Ainda não há muitos casos específicos sobre essa avaliação, mas acredita-se que quanto maior o grau da obesidade, maior será a possibilidade de ocorrer câncer de cólon, reto e próstata nos homens e câncer de mama e de útero nas mulheres.

TEM CURA?

Sim! Temos de avaliar qual o grau de gordura acumulado no corpo para a partir daí traçarmos um plano eficaz de combate à obesidade. De forma geral, o tratamento se dá pela modificação do comportamento alimentar e pela atividade física. Em relação à alimentação, o critério para uma vida saudável depende dos costumes, do tipo de refeição, do tempo que é gasto para isso e do estilo de vida de cada um.
O que estabelecemos como regra é a restrição à gordura, não ultrapassando o limite de 30% do total calórico diário e preferência por frutas, verduras, legumes e alimentos ricos em fibras. Como pudemos observar anteriormente, o cálculo para o índice de massa corporal pode nos ajudar no estabelecimento dos hábitos para a alimentação. Sendo assim, é importante a ingestão de calorias numa proporção menor do que a de calorias gastas.
Outro ponto importante é encararmos a disciplina da alimentação de uma maneira saudável e positiva, porque muitas dietas estabelecem metas baseadas na proibição: não se pode comer isso ou aquilo, e quando temos a possibilidade de comer o que estava nessa lista de proibições acabamos exagerando na dose. Por isso uma alimentação que leve em consideração a preferência da pessoa, é considerada ideal.
Já as atividades físicas não são necessariamente aquelas praticadas em academia, mas todas as atividades que implicam em queima de calorias. Subir e descer escadas, carregar sacolas, caminhar e até mesmo dormir, gasta calorias! Pra quem realmente quer mudar seu estilo de vida, o mais indicado é traçar um plano de atividades diárias e se possível recorrer a algum profissional. Lembre que nada substitui uma ajuda profissional.

EM ÚLTIMO CASO...

Colocamos os medicamentos como uma alternativa de último caso, tendo por base a noção de que remédios devem ser usados com a orientação de um profissional e que dependendo do tipo de medicamento, as reações podem ser adversas. Não podemos negar a contribuição de alguns deles quando utilizados com cautela, variando a atuação e agindo de diversas maneiras:
- diminuição da fome
- aumento da saciedade
- aumento da queima de calorias
- diminuição da absorção de gorduras
Quando a obesidade é considerada um caso muito grave, é indicada a intervenção cirúrgica. Cada cirurgia apresenta uma indicação, um objetivo específico, da mais simples a mais complexa. O tipo mais simples é o que se coloca uma banda ao redor do estômago, controlando a passagem do alimento, feito com um método de "mãos mecânicas" controladas pelo cirurgião, que foram introduzidas por pequenos orifícios na parede abdominal, chamado de laparoscopia. O resultado é em média uma redução de 20% do peso inicial.
Outra alternativa é uma cirurgia um pouco mais agressiva com a cobertura da pele ou por laparoscopia em que o estômago é cortado ( depende do grau de obesidade ). Uma pequena parte do estômago é mantida e unida ao jejuno, que é uma porção do intestino delgado, enquanto o grande estômago fica fora do circuito dos alimentos. No geral, os resultados costumam ser excelentes, com uma perda de 40% do peso inicial.

4 comentários:

  1. pow vey para quem aunorexia e bulimia que saiba se controlar que tenha controle total da mente que isso é só uma obseção que a mente provoca
    XAU GENTE QUE QUEM QUISER SEGUIR MEU CONSELHO QUE SIGA

    ResponderExcluir
  2. primeiro eu axava que aparência era tudo.....agora vi que vale o que a gente é e não o que os outros querem que nós sejamos..,...

    ResponderExcluir
  3. gostei dessas imformaçoes para a prevençao da,bulemia,anorexiae obesidade.e muito simples e pratico,estes cuidados,que devamos levar com a nossa saude,para estes problemas nao irem alem...este e o meu recado..

    ResponderExcluir

Arquivo do blog

Seguidores