quarta-feira, 11 de março de 2009

CRÔSTOLIS ou CUECA VIRADA



De fato, é um biscoito doce marca-registrada de tardes fraternais para famílias reunidas. De preferência, a italianada que saboreia tudo com risos, gritos e muita gesticulação (se bobear, tem até cantoria!). Claro que os não-oriundi também têm direito, mas precisam se empenhar um pouco no entusiasmo: comer crôstolis em silêncio, como quem mastiga um donut, me parece ser uma espécie de heresia lesa-Itália. Porque o pano-de-fundo destes biscoitos é a alegria.

A receita é dessas que passam de geração para geração. Até que aparece uma Odinéia confessando que só se regalava, mas nunca anotou como fazer. Ainda bem que sempre tem alguém que anota – para legar a filhos e netos.



CRÔSTOLIS DA NONNA



4 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sobremesa) de fermento em pó
4 colheres (sopa) bem cheias de açúcar
2 ovos inteiros
2 colheres (sopa) de manteiga ou margarina
1/2 xícara (chá) de leite frio
Óleo de milho para fritar
Mel ou açúcar mascavo para a cobertura

Peneire a farinha de trigo, o açúcar e o fermento, juntos. Acrescente os outros ingredientes, menos o mel ou o açúcar mascavo (são para a cobertura). Mexa, mexa e mexa. Quando a massa estiver durinha, ponha dois punhados de farinha na mesa, e sove bem a massa com as mãos. Vá acrescentando farinha (se precisar): deve resultar numa bolona de massa macia que não gruda nas mãos. Corte um pedaço pequeno da massa, abra com o rolo de macarrão e corte tiras de mais ou menos 4 cm de largura, ou como sua imaginação mandar. Agora entra a mágica: para cada tira de massa, você deve fazer um pequeno cortinho com a faca e enfiar uma das pontas por dentro do cortinho, fazendo uma dobrinha simpática. Repita o processo com toda a massa. Aqueça o óleo até começar a levantar bolhinhas. Vá fritando os biscoitos (apenas três ou quatro de cada vez) até ficarem douradinhos. Vá reservando sobre bastante papel-toalha para absorver o excesso de gordura. Quando todos estiverem fritos e devidamente sequinhos, coloque numa travessa e despeje mel ou açúcar mascavo.

Sirva com café ou chá.

NOTAS
1) Você pode aumentar a quantidade de crôstolis apenas multiplicando proporcionalmente os ingredientes (e a mão-de-obra, claro).
2) A mão-de-obra de fritar grande quantidade deve ser distribuída entre os participantes. Porque preparar faz parte da festa.
3) Jamais abafe os biscoitos depois de fritos, para que permaneçam crocantes.
4) Os crôstolis também são conhecidos como
Calça-Virada, Cueca-Virada e Orelha-de-Gato. Há também a variação Cueca-Suja: biscoitos um pouco maiores com chocolate em pó polvilhado antes de abrir com o rolo.

FONTE - www.lucianopires.com.br

MAIS UMA RECEITA


- 3 ovos
- 2 xícaras de leite
- 1 e 1/2 xícara de açúcar

- 1 colher (sopa) de óleo ou manteiga

- 1 envelope de fermento em pó
- pitada de sal
- farinha de trigo

Misture todos os ingredientes e vá acrescentando a farinha de trigo até que a massa possa ser aberta com rolo.

Abra sobre uma superfície enfarinha.

Corte em quadrados ou retangulos, faça um pequeno corte no centro e vire uma das pontas por dentro.

Frite em óleo quente.

Sirva a seguir.

Se desejar, passe numa mistura de açúcar com canela


Fonte - JORNAL ZERO HORA

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Seguidores